Marketing para empresas de Medicina e Segurança do Trabalho

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Marketing para empresas de Medicina e Segurança do Trabalho

O setor de Saúde e Segurança Ocupacional (SST) é bem técnico e requer experiência e muito estudo, tanto para os profissionais da área propriamente dita – médicos e enfermeiros do trabalho, engenheiros de segurança, etc – quanto para os profissionais de gestão da empresa e de comunicação da marca: e isso inclui o marketing digital.

Acompanhe o artigo e descubra o que é Marketing para SST e porque sua clínica ou consultoria precisa dele!

Qual é a relação entre marketing e Saúde e Segurança Ocupacional?

Marketing nada mais é do que um agrupamento de estratégias que tem como objetivo vender um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia. Independente do setor do mercado, é uma ferramenta indispensável para qualquer um que tenha interesse em atrair clientes, propagar a mensagem de sua marca e se destacar dos concorrentes.

São várias as ramificações do marketing, como o marketing offline –  que envolve ações fora da internet e demais meios tecnológicos de comunicação, o endomarketing – muito utilizado em ações de segurança e medicina do trabalho, já que tem como objetivo transmitir mensagens internas para equipes de uma organização e alinhar ideias, e o marketing digital – a modalidade que dominou o mundo e hoje é responsável por levar as empresas até o público ideal.

Mas o que tudo isso tem a ver com SST? Bom, se o marketing é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa, de qualquer área, independente da quantidade de funcionários e tamanho do faturamento, por que uma empresa de SST ficaria de fora?

Como é feito o marketing digital de uma empresa de SST?

Primeiro, é muito importante encontrar uma agência ou profissional independente especializado em marketing digital, mas que também tenha conhecimento sobre as NRs ou tempo e interesse em aprender sobre elas. Afinal, como abordar um assunto tão específico sem estudo? Não tem como!

Quando você encontrar essa agência e firmar contrato, as estratégias começam a rolar. A partir daí algumas ações são colocadas em prática para que sua empresa passe a ser facilmente encontrada por quem interessa. Como:

Redes sociais

Instagram, Twitter, LinkedIn, o poderoso Facebook, e-mail…a lista é grande, por isso é indispensável analisar o público e mapear os canais nos quais esse público se encontra. Quando falamos em redes sociais pode parecer um trabalho simples, mas de que adianta lotar seu Instagram de posts bonitos e informativos se a grande maioria das pessoas interessadas em Medicina do Trabalho só utilizassem o Facebook, por exemplo? Por isso que “estratégia” é a palavra da vez!

Para as redes sociais ou blog, é importante fornecer conteúdos de relevância, ou seja, que vão agregar algo positivo na vida do seu consumidor, transmitindo uma informação importante ou ensinando algo novo. Para as mídias de uma empresa de SST, alguns dos assuntos relevantes são as Normas Regulamentadoras, notícias do Ministério do Trabalho, dicas de cuidado com a saúde e de segurança nos ambientes laborais.

E-mail marketing

Se engana muito quem pensa que o e-mail ficou para trás! Ele ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação, especialmente para conteúdos mais extensos, como as newsletters – aquele compilado de notícias ou conteúdos que chega na sua caixa de entrada, para reforçar o que você comunicou em outras redes ou convidar para eventos e cursos, por exemplo.

Campanha de treinamentos das NRs

E falando em cursos e eventos, eles também fazem parte da divulgação do seu negócio! Se você trabalha com treinamentos das Normas Regulamentadoras é essencial ter uma campanha focada só nisso: produzir conteúdos específicos, sempre relacionando com a importância dos colaboradores passarem por treinamentos e mostrando o quanto sua empresa tem a contribuir.

Essas são algumas das campanhas e estratégias possíveis na área, mas tudo vai depender do foco da sua marca e da análise feita pela agência especializada!

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