O que é e o que faz um social media?

Sem categoria

O Marketing Digital, ou Marketing de Conteúdo, já deixou de ser “mais uma” ferramenta e se tornou a ferramenta mais importante para toda e qualquer empresa que queira fazer nome no mercado, atrair clientes e realizar vendas.

Existem inúmeras áreas dentro do marketing, e dentro dessas áreas vários profissionais especializados. Um deles é o social media, uma profissão recente mas indispensável no mercado atual.

O que é um Social Media? 

As mídias, ou redes sociais, são os meios através dos quais as marcas se posicionam, comunicam, compartilham conteúdos do nicho e interagem com seu público alvo. Os profissionais responsáveis pela ativação e movimentação desses canais são chamados de social media. 

São eles quem fazem tudo acontecer no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e demais redes da marca: planejando, produzindo e postando conteúdos, criando conceitos e interações. É através da expertise desses profissas que a marca cria um relacionamento com o público e faz sua “vitrine virtual”.

O que faz um social media?

Justamente por ser uma profissão relativamente nova no mercado, muitas pessoas ainda não sabem quais são as atividades desempenhadas por um social media, ou possuem ideias errôneas sobre esse trabalho.

Há quem pense ser um trabalho fácil, afinal, é só saber usar o Insta, fazer stories, postar fotinho no feed, né? Não é bem por aí…social media não é bagunça, não!

Como já mencionado, o social media tem a responsabilidade de atualizar as redes, monitorar as atividades e criar conteúdos para as páginas oficiais de uma marca ou empresa na internet. Estar sempre antenado às novidades, não perder nenhuma trend – eu sei que você adora aquelas dancinhas do TikTok – e fazer tudo isso alinhado à linguagem de comunicação estabelecida pela equipe de marketing da marca, pode ser um desafio e tanto.

Em alguns casos, o social media também pode ser responsável pela criação de peças de arte, então precisa saber utilizar softwares de edição, entender de tipografia e esquema de cores. Além disso, planejamento estratégico e análise de resultados são funções desempenhadas nessa profissão.

Estar constantemente atualizado com as notícias e novidades do setor de cada empresa, bem como às novas técnicas e estratégias para cada rede, e conhecer a fundo o público alvo de cada marca atendida,  é fundamental  para a criação de conteúdos relevantes, que sejam interessantes ao público e que resultem em um engajamento positivo.

Minha empresa precisa de um social media?

Se você tem interesse em crescer nas redes e atrair o público até as páginas da sua marca ou empresa, é muito interessante que contrate um profissional ou empresa especializada em mídias sociais.

Isso porque, se você decidir realizar esse trabalho por conta própria, vai precisar disponibilizar um bom tempo para aprender a parte teórica e prática da profissão. Assim, você pode acabar se distanciando da atuação no seu negócio, além de consumir um tempo em que sua estratégia digital já poderia estar rodando e coletando resultados.

Por isso, investir na contratação de um social media ou em uma agência de marketing digital com especialidade em mídias sociais pode ser uma boa aposta para o seu negócio! Esses profissionais e agências já possuem anos de estudo e todo o conhecimento necessário para fazer sua empresa bombar nos quatro cantos da internet.

Agora que você já sabe que ser social media não é só passar o dia todo compartilhando memes no Facebook, acesse as redes sociais da Hífen para conhecer esse trabalho na prática e continue acompanhando nosso blog para descobrir o que outros profissionais do marketing digital fazem!